Dia 6: Porrentruy - Martigny - From Antwerp to Torino - CycleBlaze

September 19, 2019

Dia 6: Porrentruy - Martigny

Acordo, ainda de noite com umas mordidelas fortes nos dedos dos pés. A meio da noite tinha ido à casa de banho e esqueci-me de fechar a porta do quarto. O gato entrou e começou a morder-me os pés. Estremunhado com o sono enxotei-o e fui fechar a porta.

Mais tarde, quando acordei definitivamente, já não havia ninguém em casa. Só o Cusco e um recado na mesa da cozinha a desejar boa viagem.

Estava sentado a tomar o pequeno almoço eis senão quando, o Sr Cusco me salta para o colo. Teria eu conquistado a sua confiança ou seria desespero de causa? Afinal não havia mais ninguém em casa para o consolar. Não sei nem nunca saberei. O que sei é que se deixou acariciar e ainda tentou esgueirar-se para cima da mesa para me roubar o pedaço de queijo do pequeno almoço.

Arrumei tudo e dirigi-me à porta. O Cusco seguiu tudo atentamente. Quando saí finalmente para a rua e fechei a porta lá estava ele, parado do outro lado do vidro, de olhar fixo em mim e com o ar mais desconsolado do mundo. Pedi-lhe desculpas por ter que o deixar sozinho, despedi-me, meti a chave na caixa do correio e fiz-me à estrada.

Heart 0 Comment 0

10 min depois de ter deixado Porrentruy estava a subir. A noite tranquila tinha-me feito esquecer que estava na Suíça. Aqui a regra é: tudo o que desce, sobe. A inclinação era de 12%. Coisa pouca ironizei. Com subidas inclinadas vêm também a recompensa de boas paisagens. No topo, a 834 m, não havia ninguém. Daí para a frente foi sempre a descer... até à próxima subida.

Heart 0 Comment 0
Heart 0 Comment 0

Os joelhos estavam a dar sinal e a grande subida ainda estaria para vir. Entretanto, através da aplicação da FlixBus tinha conseguido antecipar a viagem de regresso à Bélgica para uns dias mais cedo. O tempo parecia começar a mudar a partir de domingo por isso tinha que subir ao Col du Grand St Bernard no Sábado, dia 22. De onde estava até ao colo faltavam uns 250 km dos quais, os últimos 55 km seriam sempre a subir com inclinações até 15%.

Continuando a pedalar, hoje, dia 19, chegaria a Biel/Bienne com 70 km nas pernas e mais de 2000 m de desnível acumulado. Até Martigny, onde começa a subida do vale do Grand St Bernard seriam mais uns 141 km que teriam que ser feitos em dois dias. Só sairia de Martigny dia 22 e tinha decidido parar a meio da grande subida ao colo por uma noite para fazer o último troço mais tranquilamente. Assim faria os primeiros 35 km de Martigny até Bourg-Saint Pierre e no dia seguinte faria a passagem pelo colo e chegaria a Aosta. Fazendo as contas isto não dava para fazer na data pretendida por isso decidi apanhar um comboio e fazer parte do percurso até Martigny sem ser a pedalar.

Ainda antes de chegar a Biel tive a oportunidade de fazer uma boa parte da ciclovia que é partilhada com uma via rápida e tem muitos túneis. Atravessar de bicicleta um túnel de 1 km de comprimento com carros e camiões a circularem a 80 km/h ao nosso lado é uma experiência aterradora.

Heart 0 Comment 0

Em Biel apanhei um comboio até Lausanne e daqui outro até Martigny. Em Martigny alojei-me no camping da cidade. Havia outra tenda ao lado da minha. Era de um caminheiro, o Jacques, que estava em peregrinação de França até Roma. Iria estar cerca de 3 meses a caminhar e contava chegar a Roma dia 18 de Outubro. Conversámos um pouco, desejámos boa noite e fomos cada um para a sua tenda.

Today's ride: 75 km (47 miles)
Total: 384 km (238 miles)

Rate this entry's writing Heart 0
Comment on this entry Comment 0