Dia 5: Belfort (FR) - Porrentruy (CH) - From Antwerp to Torino - CycleBlaze

September 18, 2019

Dia 5: Belfort (FR) - Porrentruy (CH)

Mais uma manhã soalheira depois de uma noite bem dormida. Como se previa, a noite ajudou a limpar as ideias que, junto com a confirmação de que teria alojamento num membro do warmshowers.org em Porrentruy, na Suíça, me fez decidir continuar com o plano original. Não me perdoaria nunca não ter passado o Col du Grand Saint Bernard se tivesse mudado de rumo.

A primeira pergunta que o Dennis me fez ao sair da tenda dele foi: então, qual é o veredicto?

Disse-lhe que iria até à Suíça e manter o plano original. Sorriu e foi para os balneários.

Eu preparei café que partilhei com ele e fui arrumando tudo muito devagar. Por entre o esvaziar do colchão, o enrolar do saco de cama e atafulhar peças de roupa soltas nos espaços vazios dentro dos alforges fomos conversando. Ele iria ficar mais um dia em Belfort a descansar e depois logo decidia por e para onde ir. Ele sim, não tinha planos nenhuns e estava a gostar muito de pedalar em França.

A viagem até Porrentruy é muito curta. Tinha uns 35 km para pedalar neste dia por isso não havia pressa.

Arrumei tudo, ainda fiz um segundo café que partilhámos, demos um aperto de mão e um abraço e fiz-me ao caminho. Ainda fui ao google procurar uma “boulangerie”. Ficava muito perto do camping. Desviei até lá, comprei pão fresco e uns croissants, arrumei tudo no saco e parti.

Heart 0 Comment 0

A passagem de França para a Suíça faz-se por uma ciclovia fantástica. As subidas e descidas começam a ser mais frequentes, proporcionais à beleza da paisagem. Estava de facto a entrar no reino das montanhas.

Heart 0 Comment 0

Cheguei a Porrentruy ainda cedo. A Vitoria e o Steve viviam mesmo no centro mas ela só estaria em casa por volta das 15:00 e ele bem mais tarde. Bebi um café num quiosque, comi pão e queijo que levava comigo e fui procurar um poiso para fazer tempo. Mesmo em frente da casa deles há uma igreja com um pequeno jardim e dois bancos. Encostei a bicicleta e sentei-me a ler.

Passada uma hora oiço um barulho de umas portadas a serem abertas e uma cabeça a surgir. Olhei para lá e a pessoa que estava à janela parou a olhar para mim. Passados uns segundos gritou com sotaque francês: Daniel? Ao que respondi: Oui.

Era a Vitoria. Fui ter com ela à porta do prédio. Nascida na Suíça mas filha de uma brasileira e de um Suíço, fala português, espanhol, inglês e obviamente francês. Tinha feito uma viagem de bicicleta até Bilbao e usou o warmshowers.org muitas vezes mas eu era o seu primeiro hóspede. Estava felicíssima por finalmente poder retribuir. O marido trabalha na carpintaria do pai e chegaria mais tarde.

Guardei a bicicleta no rés do chão e ela levou-me aos andares de cima. Fui tomar um duche, comemos qualquer coisa e fomos dar uma volta pela cidade.

Com a Victoria e o Steve vive também o Cusco, um gato tímido mas atrevido. Segue-me por todo o lado mas nunca me deixa tocar-lhe. Esse privilégio é para os donos da casa. O gato observa-me como que a avaliar se eu mereço confiança ou não. Tenho a sensação que está com ciúmes pelo facto de a dona ter chegado a casa e me estar a dar mais atenção a mim do que a ele. Isso parece deixá-lo apreensivo e cauteloso.

Desisto de tentar convencê-lo de que sou boa gente e que só lhe quero dar umas festas. O Steve entretanto chega a casa e juntamo-nos na cozinha a preparar o jantar e a meter a conversa em dia. Mais tarde chega a mãe da Victoria, brasileira de nascença e que não resistiu ao prazer de vir conhecer a visita da filha e falar português.

Heart 0 Comment 0

Jantámos e conversámos até nos cansarmos até que chegou a hora de ir descansar. Eles acordam muito cedo, por volta das 6:00 mas asseguraram-me que eu podia sair quando quisesse. Bastava fechar a porta e deixar a chave na caixa do correio.

Quando chego à cama está o Cusco aninhado dentro da minha cama. Desta vez já não fugiu e ainda me deixou que lhe fizesse umas festinhas. Depois tive que o expulsar do quarto e fechar a porta. A Vitoria tinha-me avisado para fechar a porta pois o Cusco adora morder os pés de quem dorme. Ainda li e escrevi umas coisas no meu diário até que adormeci.

Heart 0 Comment 0

Today's ride: 36 km (22 miles)
Total: 309 km (192 miles)

Rate this entry's writing Heart 0
Comment on this entry Comment 0