Dia 2: Pouphan (BE)-Verdun (FR) - From Antwerp to Torino - CycleBlaze

September 15, 2019

Dia 2: Pouphan (BE)-Verdun (FR)

A noite foi tranquila e a manhã acordou húmida. Havia uma neblina densa sobre o vale e tudo o que não estava debaixo do telheiro estava encharcado. Ainda bem que me instalei debaixo de telha, pensei.

Fiz café, comi qualquer coisa, arrumei tudo e fiz-me à estrada. Quando comecei a dar as primeiras pedaladas já o sol rompia por entre a neblina. Adivinhava-se um dia seco e quente para a época do ano.

O plano de hoje era chegar a Verdun, em França. Seriam cerca de 100 km e muita estrada nacional. O percurso no gps indicava alguns desvios mas eram de terra batida. Resolvi não aceitar e teimosamente manter-me na estrada nacional.

Heart 0 Comment 0

Na estrada é mais fácil pedalar mas menos seguro. Não há ciclovia e em boa parte do percurso nem sequer berma onde me proteger do trânsito. Os carros e camiões que iam passando mesmo assim foram respeitando a distância de segurança.

A estrada segue sempre ao longo do rio Meuse até Verdun. Ainda me cruzei com um esquilo vivo, duas raposas mortas e um porco preto morto na berma da estrada.

Verdun é uma cidade muito interessante e foi palco de uma das batalhas mais famosas durante a primeira guerra mundial. Ficou a vontade de voltar para uma visita mais minuciosa. Agora queria mesmo era ir tomar um duche e descansar.

Antes de me dirigir ao camping ainda parei numa das muitas esplanadas que estão ao longo das margens do rio e bebi uma Orangine para repor os níveis de açúcar no sangue.

Instalei-me no camping Les Breuils mesmo ao lado de um casal de ingleses que tinham uma VW California e por onde cirandava um gato que deixou um presente mal cheiroso mesmo ao lado da minha tenda.

Desta vez jantei no restaurante do parque. Uma omelete com batatas fritas e salada que me soube pela vida. Os meus joelhos começavam a dar sinal. Os 100 km do dia estavam a cobrar o seu preço. Devia ter feito uma progressão mais gradual nas distâncias diárias pensei. 

Heart 0 Comment 0

Uma vez que tinha tempo de sobra e o restaurante do camping tinha wifi aproveitei para verificar o percurso do dia seguinte. Os quilómetros de estrada nacional que tinha pela frente estavam a desafiar a minha motivação. Eu ansiava pela parte das montanhas do parque nacional “Des Vosges”. Confirmei se havia forma de percorrer esta parte de comboio até Epinal e pedalar a partir daí onde o percurso parecia mais interessante. Assim ganhava um dia o que me permitia também antecipar a passagem pela Suiça onde seria obrigatório evitar o mau tempo que a previsão anunciava para daí a 5 dias.

Fui dormir com esta ideia em banho maria. Na manhã seguinte iria até à estação para investigar melhor.

Today's ride: 100 km (62 miles)
Total: 180 km (112 miles)

Rate this entry's writing Heart 0
Comment on this entry Comment 0